Vocalista: transformando a própria voz em um instrumento musical.

Compartilhe este artigo :

O que é um vocalista? Conheça algumas curiosidades sobre técnicas vocais e presença de palco.

Quer aperfeiçoar suas técnicas vocais e melhorar seu desempenho no palco?

Ou ainda, você procura um vocalista para sua banda e não sabe em qual gênero vai encontrar?

Confira abaixo as respostas para suas perguntas e descubra o que é um vocalista.

Aqui no show de bastidores você ficará por dentro de tudo o que acontece no mundo da música.

O que é um vocalista?

Utilizar a voz para reproduzir bem os sons musicais, com variações de tom sobre a melodia e ritmo é a principal função do vocalista.

Esse músico é responsável por acompanhar as músicas com instrumentos musicais ou apenas a capela.

Mas qual a diferença entre vocalista e cantor?

O cantor é aquele que executa as técnicas de canto. Com outras palavras, é o músico que simplesmente canta. 

Por outro lado, quando o cantor tem a interação e acompanhamento de outros músicos que tocam instrumentos musicais, sua função atribui-se como vocalista.

Primeiramente, a técnica do canto consiste no uso dos pulmões como uma bolsa de ar, por exemplo.

O uso do diafragma é parecido com o de um fole. E a laringe faz vibrações como a palheta em um instrumento de sopro. Sim, a voz é um instrumento musical.

As cavidades da cabeça e do tórax são usadas como, por exemplo, amplificadores.

A língua, os dentes, o palato e os lábios fazem a função de soar e transmitir os diferentes sons.

Além disso, saiba que para cada pessoa existe um tipo de tonalidade vocal, e que essa classificação pode variar sendo você homem ou mulher. Como por exemplo:

  • Soprano (para mulheres com tons mais agudos);
  • Mezzo-Soprano (para mulheres com tons medianos);
  • Contra-alto (para mulheres com tons mais graves);
  • Tenor (para homens com tons mais agudos);
  • Barítono (para homens com tons mais medianos);
  • Baixo (para homens com tons mais graves).

Vale ressaltar que cada pessoa possui um corpo diferente e único.

Dessa maneira, as técnicas vocais e os sons emitidos pela voz podem variar na questão de timbre, altura e densidade vocal.

Cantar faz bem à saúde! E dentre os principais benefícios, estão o aumento da capacidade pulmonar, bom humor e redução de estresse.

Não é à toa a existência do famoso ditado popular “quem canta seus males espanta”.

vocalista

Confira abaixo as 7 qualidades essenciais de um vocalista segundo o site CareersinMusic.com

1 –  Paixão pelo ofício

Cantar não é um trabalho comum, onde você pode simplesmente cumprir o seu horário trabalhando e ganhar um salário. 

Ser um bom vocalista leva uma quantidade incrível de tempo, trabalho e dedicação, e você só vai ter sucesso se você realmente ama o que está fazendo.

Você só terá disposição para aprender a cantar, praticar, se aquecer, aprender novas habilidades, além de procurar empregos e oportunidades se estiver realmente apaixonado pelo ato de cantar.

Você pode ser um bom vocalista, mas nunca atingirá o sucesso se não amar cantar em primeiro lugar. 

Claro, haverá momentos em que sua paixão diminuirá, como é o caso de tudo na vida, mas em sua essência, você precisa adorar cantar para não apenas fazê-la funcionar, mas para ser um vocalista fantástico!

2 – Desejo de melhorar

Tornar-se um grande vocalista – ou até apenas chegar a um ponto em que cantar é um trabalho de período integral que paga as contas – é muito difícil. 

Mesmo se você for um dos poucos sortudos que chegará a esse ponto da carreira, isso não significa que você pode descansar e simplesmente relaxar, apresentando o mesmo desempenho de sempre. 

Você precisa não apenas melhorar continuamente, mas precisa querer melhorar.

Os melhores dos melhores em qualquer área estão sempre aprendendo, lendo, ouvindo e tentando se tornar a melhor versão possível de si mesmos. 

Sejam atletas, escritores, atores ou vocalistas, o desejo de se tornar ótimo e ganhar novas habilidades e aprimorar ainda mais as antigas é a chave para se tornar um dos grandes nomes em sua área.

Isso está relacionado a ter um verdadeiro amor pelo que você faz. Se você realmente ama ser vocalista, praticar e trabalhar para ser melhor o tempo todo não será um trabalho, será diversão.

3 – Boa dicção

Você pode ser uma superestrela em formação e sua voz pode ser verdadeiramente poderosa, mas isso não é suficiente para ser um grande vocalista.

Claro, essas qualidades são excelentes, e elas o ajudarão a ter sucesso, sem dúvida, mas quando você chegar a um determinado ponto de sua carreira, especialmente se você quiser cantar certos gêneros de música, como clássica ou ópera, precisará concentrar-se em alguns dos aspectos mais técnicos do canto, incluindo a dicção.

A dicção é o ato de pronunciar palavras e, embora isso pareça bastante simples, pode se tornar complexo e difícil quando você está cantando.

4 – Controle da respiração

Cantar por um período de tempo longo é fisicamente desgastante, e você precisa saber como gastar sua energia e respirar adequadamente… caso contrário, talvez você não consiga cantar até ao fim!

Ter aulas com um professor de canto é uma boa maneira de aprender a respirar enquanto você se apresenta. 

Pode levar algum tempo para entender não apenas fazer isso corretamente, mas ser capaz de pensar nisso enquanto você canta. 

Você precisa descobrir sua respiração antes de gravar qualquer música, e encontrar o ritmo certo é parte do motivo pelo qual o ensaio é uma parte tão importante de qualquer show ao vivo.

5 – Dedique-se

Como vocalista, você passará bastante tempo no palco ou no estúdio cantando, o que é óbvio. Mas isso será apenas uma fração do tempo que você deve dedicar ao seu trabalho para ser um ótimo vocalista.

Você terá que gastar seu tempo com muitas outras coisas, e você não pode pular nenhuma delas. Você deve aprender detalhadamente suas músicas, certificando-se de entender tudo, desde a respiração até o tempo certo dela, etc.

Você também tem que praticar, praticar e praticar.

Adicione também o compromisso de viajar durante as turnês, fazer apresentações promocionais e publicidade de tempos em tempos, dedicar tempo aos seus fãs e qualquer pessoa que possa estar conectada ao trabalho que você faz…

É claro que precisa-se de muita dedicação para ser um vocalista fantástico.

6 –  Cuide da sua voz

Muitas pessoas que não são cantoras ou que não cantam profissionalmente, podem não perceber o quanto uma voz precisa ser cuidada para garantir que ela esteja em perfeitas condições para qualquer apresentação.

Não basta simplesmente se aquecer, subir ao palco e cantar. Um grande vocalista se prepara para seus shows com dias, e às vezes semanas de antecedência, fazendo tudo o que pode para garantir que sua garganta, peito, boca e corpo inteiro estejam da melhor forma possível.

Às vezes, isso significa abandonar o álcool, certos alimentos, aderir à água e ao chá, dormir bastante e outros hábitos que ajudam nos cuidados com a voz. 

Existem muitos cuidados que os vocalistas podem aderir e, após consultar um professor de canto ou um médico, um plano de cuidados deve ser feito e mantido. 

Como um atleta treinando para um jogo, há muita fisicalidade no canto, e isso pode ter um impacto perceptível em todas as partes da vida de um vocalista.

7 – Encontre o seu próprio estilo de cantar

Ser capaz de imitar outra pessoa cantando é divertido, e pode ser um exercício de aprendizado, mas se tudo que você faz quando se apresenta é tentar soar exatamente como outra pessoa, você nunca se tornará um grande vocalista.

Enquanto você aprende e pratica, descubra quem é você como vocalista. Como sua voz realmente soa e o que a faz se destacar da multidão? 

Alguns dos cantores mais bem-sucedidos chegaram aonde estão mantendo-se fiéis ao que alguns podem chamar de um som distinto (ou, em outras palavras, estranho) – mas eles criaram o seu próprio som e não tinham medo de ser diferentes.

Essa confiança é essencial se você quiser se tornar um grande vocalista, invés de simplesmente alguém que possa cantar.

Vocalistas famosos que fizeram história na música brasileira

Elis Regina

Eles configuram um quadro de grande influência para vocalistas da atualidade. 

Marcaram época com suas presenças de palco expressivas e singularidade no uso das técnicas de canto.

Com certeza a pergunta “o que é um vocalista?” poderia ser respondida com os seguintes nomes.

Na MPB, por exemplo, podemos citar Elis Regina. A cantora gaúcha possuía o verdadeiro dom de transmitir sentimentos em suas músicas. Para ela, cantar era como uma religião, consequentemente, marcou fortemente várias gerações na MPB.

No grupo, “Secos e Molhados”, Ney Matogrosso já mostrava uma voz ímpar e um incrível dom como intérprete. Sua força estava na voz e no corpo, que levava sensualidade por todos os palcos em que passava.

Caetano Veloso possui uma forte imagem na MPB, por conta de suas grandes obras musicais e por sua voz doce e profunda.

Tim Maia considerado o Rei do Soul Music brasileiro e é um dos pioneiros a incorporar esse estilo na MPB. Sua voz era inconfundível! Marcada por sua rouquidão, utilizava bastante de suas habilidades para atingir tons graves.

Milton Nascimento é um artista brasileiro que já ganhou vários Grammy’s, possuindo grande popularidade no mundo afora. Esse incrível músico traz consigo influências musicais que variam de jazz, jazz-rock, sons caribenhos e uma forte personalidade na MPB.

No rock nacional, também existem vários ícones que influenciaram e influenciam até hoje.

Cazuza foi um cantor – vocalista e compositor de nível altíssimo. Quando era vocalista do grupo de rock Barão Vermelho, já apresentava composições poéticas em suas letras.

Suas canções alcançaram gerações de jovens na década de oitenta, como, por exemplo: “Codinome Beija-Flor”, “O Tempo Não Para”, “Bete Balanço”, “Pro Dia Nascer Feliz”, etc.

Renato Russo como cantor e compositor brasileiro, fez muita diferença no cenário musical brasileiro. O começo de sua carreira foi no Aborto Elétrico, banda que tinha influência do punk e do rock.

Depois assumiu os vocais da Legião Urbana, alavancando sua carreira musical com grandes hinos cantados até hoje.

Cássia Eller cantora, compositora e multi-instrumentista dos anos noventa e dois mil.

Sem deixar de fora a “Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee é uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para mulheres que tocam guitarra e cantam.

Começou sua carreira no rock, depois acrescentou em seu repertório o rock-psicodélico, pop rock, new wave, bossa nova, MPB, etc.

Participou fortemente nas mudanças do mundo da música e da sociedade brasileira. Sua luta é pela reinvindicação da independência feminina.

Suas obras são cantadas até hoje, como: “Ovelha Negra”, “Mania de você”, “Lança perfume”, “Erva venenosa”, “Reza”, “Baila Comigo”, etc.

No Axé, é importante falar também da cantora considerada “Rainha do Axé Music”. Daniela Mercury é uma grande referência nesse estilo musical baiano.

Daniela Mercury consolidou sua carreira dentro desse gênero desde a década de oitenta e noventa. Ela já vendeu mais de vinte milhões de disco no mundo todo e foi ganhadora de um Grammy Latino.

Ivete Sangalo é uma cantora que por onde passa impressiona com sua voz, carisma e presença de palco.

Está na lista dos maiores artistas com vendagem de discos no Brasil. É uma vocalista que carrega influencia do Axé, Reggae e Pop com suas técnicas vocais ímpares.

Estes são apenas alguns cantores, compositores, intérpretes e vocalistas brasileiros, que se destacam por suas ideologias, expressões artísticas e aperfeiçoamento das técnicas vocais.

Existe um vocalista para cada estilo musical. Saiba qual o seu!

festival de música rock brands

Para encontrar um bom vocalista para a sua banda, você vai precisar realizar algumas audições.

Existem aqueles que possuem facilidade em cantar músicas mais populares como: sertanejo, forró, samba, pagode, axé, etc.

E há vocalistas que se identificam bastante com estilos musicais mais pesados, como: rock, heavy metal, punk, etc..

Apesar dessa não ser uma tarefa muito fácil, fique tranquilo. O show de bastidores é a melhor ferramenta para encontrar um vocalista ideal para a sua banda (Saiba mais). Além de outros músicos competentes e melhor, em todos os estados do Brasil.

NÃO SE ESQUEÇA!

O que é um vocalista? É aquele que toma a frente do palco, construindo uma boa imagem para a banda.

Além de saber cantar, esse músico também precisa ter carisma para conquistar o público.

Durante várias décadas muitos vocalistas inovaram a forma de cantar e influenciaram outros músicos no decorrer do tempo.

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE DE TUDO ISSO…

Compartilhe essa informação com seus amigos nas redes sociais!

Desculpe, para acessar este conteúdo você fazer fazer seu login.

Fazer login