Lugar de mulher é onde ela quiser, e o da Vera Figueiredo é na bateria

Compartilhe este artigo :

Nesta semana do Dia Internacional das Mulheres, nós do Show de Bastidores queremos homenagear todas as mulheres que fazem parte do mundo da música, levando sua arte e seu carisma por todos os cantos do Brasil e do mundo. E para isso, iremos apresentar o trabalho de algumas grandes profissionais que são ícones em seu meio, a despeito de qualquer obstáculo ou preconceito.

E uma delas é Vera Figueiredo. Vera é uma renomada baterista que se dedica a divulgar a música brasileira, tanto em nosso país quanto em terras estrangeiras, já tendo passado por Estados Unidos, Europa e América Latina para ministrar workshops, aulas, e se apresentar em shows e performances.

Além disso, vem participando de importantes eventos direcionados à bateria e à percussão, entre eles Percfest Memorial Naco, Drum Ladies Fest (Itália), The Ultimate Drummers Weekend (Austrália), Mendoza International Drum Fest (Argentina), PercuSonidos Festival Internacional de Percusiones (México), AGP Drum Event (Luxemburgo), Days of Percussion (Suécia), Drum Fest – Primer Festival Internacional de Batería y Percusíon (Chile), Cape Breton International Drum Fest (Canadá), Kosa International Drum Event (EUA) e PASIC – Percusive Arts Society Convention (EUA). No Brasil, apresentou-se nos festivais PAS Brazil Chapter (Campinas/SP), Salão da Bateria (capital/SP), I Encontro Percussivo REC-PEC (Recife/PE), Girsl On Drums (Curitiba/PR) e Batuka! Brasil (capital/SP).

Como integrante da Orquestra Avon, Vera Figueiredo já acompanhou diversos artistas, como a americana Diana King e os renomados brasileiros Zélia Duncan, Nana Caymmi, Daniela Mercury, Milton Nascimento, Rita Lee, Leila Pinheiro e Margareth Menezes.

A revista inglesa Rhythm fez menção à força de sua música, declarando, em ocasião de uma turnê da baterista pelo Reino Unido, que Vera Figueiredo era a Queen of Samba, a Rainha do Samba.

Mas a artista não se dedica apenas às apresentações. Em 1990, fundou o IBVF – Instituto de Bateria Vera Figueiredo, que se tornou um importante centro de estudos da música da bateria e da percussão brasileira, localizado na cidade de São Paulo. Alguns anos depois, Vera criou a IBVF Produções, produtora dedicada à realização de eventos voltados à música. Também contribui regularmente com a revista Modern Drummer Brasil, já lançou dois DVDs com aulas e materiais didáticos e por 15 anos fez parte da equipe do programa Altas Horas, da TV Globo.

Atualmente, a incansável Vera Figueiredo é responsável pela curadoria do projeto do SESC Osasco, Ecos Musicais, que tem como objetivo estimular trabalhos autorais de artistas da cidade.

Desculpe, para acessar este conteúdo você fazer fazer seu login.

Fazer login