5 dicas para bombar sua música nas redes sociais

Compartilhe este artigo :

A divulgação de conteúdos nas mídias sociais trouxe uma revolução para as bandas, mas também trouxe uma dificuldade para ser encontrado em um mundo de tantas pessoas buscando atenção.

Preparamos 5 dicas para você turbinar a sua participação nas mídias sociais e bombar as suas músicas.

1 – Leve a sério sua atividade nas redes sociais

Pensando na sua carreira de músico, e na vontade que você tem de ter sucesso, não dá para permitir uma participação mediana nas mídias sociais, e hoje em dia as pessoas estão bem mais interessadas em encontrar bandas nas redes sociais, antes mesmo do google.

Se o seu site da banda não está perfeito, tudo bem, é algo para se trabalhar e é importante, mas levar a sério o seu trabalho nas redes sociais é o mesmo que reunir pessoas para assistir o seu show, e é isso que vai atrair uma grande audiência realmente fiel – ter presença.

Muitas pessoas que venham a gostar do seu trabalho estarão dispostas a te seguir, acompanhar a sua rotina e conhecer mais do seu cotidiano.

O Instagram é um mídia social que funciona muito bem para bandas, porque você pode envolver a sua audiência no cotidiano, mostrando ensaios, pequenos trechos de músicas, novidades que estejam preparando, inclusive convidar para apresentações.

Também no Instagram é possível fazer vídeos curtos com duração de 15 segundos que ficam no ar por 24 horas, é o Instagram Stories, que além de dinâmico dá a sensação de que precisa acompanhar constantemente o que você vem fazendo, gerando um sentimento de que estão perdendo algo se não te acompanhar.

2 – Seja uma celebridade, mas sem extravagâncias

Ser artista também envolve de certa forma o status de ser uma celebridade, e as pessoas querem te enxergar desta forma, por isso é bacana mostrar os dois lados da moeda.

Mostre nas redes sociais que você é uma pessoa comum com coisas corriqueiras, mas mostre também como é diferente ser um músico, mostre coisas específicas da banda.

E parte importante de ser uma celebridade que as pessoas gostem de seguir é dar atenção, então você deve responder comentários e mensagens das pessoas?

Sim!

Todas?

Praticamente!

Ter a atenção de um ídolo gera uma sensação de pertencimento, de que a pessoa faz parte da sua história, assim como as suas músicas também fazem parte da vida delas.

3 – Use o Youtube com sabedoria

O Youtube certamente é um marco no mundo da música. As pessoas têm acesso à novas músicas e atualizações da banda rapidamente, inclusive já é uma grande tendência de lançar álbuns totalmente online, e você não pode ficar de fora.

O Youtube abre portas para divulgação de músicas, mas também de vídeos contando sobre o dia a dia da banda, apresentações ao vivo e até mesmo vlogs que narrem cada passo da banda no formato de nídeo. É um grande Big Brother se você estiver disposto a trabalhar com dedicação.

Deixe o seu canal bastante organizado, com foto de capa, apresentação e as configurações corretas para mostrar o seu profissionalismo. Trabalhe as tags e as descrições nas postagens dos vídeos, para as pessoas encontrarem todas as informações que possam precisar sobre vocês.

4 – Encontre parceiros online para divulgar seu som

Outra grande sacada é aproveitar parcerias no Youtube, especialmente com pessoas e canais que você perceba que falem com o mesmo tipo de público que gosta da sua música.

Contate algum dos Youtubers que trabalham com consistência e tem grandes audiências e ofereça a sua música para servir de trilha sonora para os vídeos dessas pessoas, pois os Youtubers tem essa necessidade de usar músicas sem se preocupar com os direitos autorais.

É um trabalho de parceria vantajosa para todos, facilita para o Youtuber ter um repertório de músicas a disposição, e também para a banda divulgar mais suas músicas, apenas deixe claro que você precisa que o nome da banda e da música seja citada em alguma legenda durante o vídeo, para que as pessoas consigam te encontrar.

Apenas cuidado para não escolher Youtubers grandes demais, pois eles podem querer cobrar para exibir a sua música, e não é esse o objetivo, mas sim de uma divulgação na base da permuta.

Você também pode citá-lo nas suas redes sociais, agradecendo pela disponibilidade de divulgar o seu trabalho, e as pessoas que te seguem tem a oportunidade de segui-lo.

5 – Se reinvente

As vezes o que parece coisa antiga para você é novidade para quem acabou de te seguir, então trabalhar músicas antigas ou novas em versões diferentes pode ser uma forma de atrair novas pessoas para conhecer o seu material.

As pessoas se encantam por ouvir versões novas de músicas que gostam, isso traz um aspecto de novidade para a música, e ajuda a revitalizar a imagem de trabalhos já divulgados.

Muitas vezes a reinvenção que a sua banda precisa pode ir até além da música. Vale a pena acompanhar o trabalho da banda chamada “OK GO”, que sempre divulga suas músicas através de vídeos diferentes, muito bem construídos com coreografias nada bregas, e bastante inovadoras. É um exemplo de conteúdo rico e divertido.

Aproveite para rever o nosso artigo sobre 10 maneiras de ganhar dinheiro sendo músico.

Dica extra – Não conte apenas com o digital

É muito atraente as histórias daqueles artistas que dizem “Eu tinha pouco sucesso até ter um clip meu visualizado e comentado pela Katy Perry”, mas as coisas não acontecem tão facilmente.

Normalmente a caminhada é longa, e para bandas que querem conquistar grandes audiências, não dá pra contar apenas com o online para fazer o seu trabalho render frutos, as mídias são mais uma ferramenta.

Convide as pessoas para conhecer seu trabalho online durante suas apresentações, e proporcione boas experiências para as pessoas em todas as ocasiões e plataformas, pois mesmo que a vida aparentemente aconteça online, é off-line que a mágica acontece.