Música e Inclusão, aprendendo com as diferenças

Compartilhe este artigo :

Estamos numa época em que nunca se ouviu falar tanto de música e inclusão. Música de vários estilos, com vários ritmos e vários autores. E inclusão na sociedade ou em algum meio específico de pessoas antes discriminadas ou marginalizadas.

Com o objetivo de debater este tema, a blogueira e escritora Viviane Louro criou há cerca de 11 anos o blog Música e Inclusão. Segundo ela, a idéia surgiu porque na época o assunto não era tão discutido, e precisava de um portal que pudesse reunir informações e juntar pessoas que, assim como Viviane, se interessassem pela área.

O portal reuni textos de vários autores, servindo como espaço para que pesquisadores e estudiosos da área possam divulgar seu trabalho, além de oferecer material de pesquisa quando se trata da educação musical inclusiva.

Para Beethoven “a música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria”. Viviane também viu na música uma forma de inclusão de pessoas com deficiências, já que segundo ela “essas pessoas são consumidoras de arte também, querem assistir concertos, shows e fazer aulas de música”.

Em uma de suas páginas no blog, Viviane encerra com o pensamento de Paulo Freire que diz o seguinte: “A Inclusão acontece quando… se aprende com as diferenças e não com a igualdade”. A respeito desse pensamento, a autora explicou que para ela “vivemos em um mundo onde as pessoas buscam ser todas iguais e servirem a um padrão de comportamento, aparência, status, etc.”. E completa: “Mas realmente, acho que aprendemos com as diferenças e o cerne da inclusão, que é o foco do blog, é justamente sabermos lidar com as diferenças e termos uma sociedade que abarque todas as pessoas, não importando como elas são.

No Música e Inclusão também é possível encontrar informações sobre palestras, eventos, livros, jogos, vídeos e materiais pedagógicos que tenham foco neste tema. Se você se interessa, ou mesmo é um apaixonado, por musica inclusiva, assim como nós do Show de Bastidores, não deixe de conferir o blog: https://musicaeinclusao.wordpress.com

Desculpe, para acessar este conteúdo você fazer fazer seu login.

Fazer login