Monte sua banda: 5 passos para você montar a sua banda dos sonhos

Compartilhe este artigo :
Monte sua Banda

Siga nosso passo a passo e monte sua banda de sucesso!

Descubra como achar seus parceiros ideais de banda, como encontrar o som certo para vocês, a melhor forma de organizar seus ensaios, como conseguir trabalho e como investir na divulgação.

Você ainda está na dúvida se deve formar uma banda ou não? O conceituado músico Doug Marks fala que tocar em uma banda mantém você motivado. Você não estará mais fazendo música para você mesmo, você terá responsabilidades e compromissos com os seus parceiros de banda.

O Show de Bastidores é um site para músicos como você, e vamos te ajudar para que você comece sua banda e ache a vaga perfeita para ela. Aqui você encontra o músico que você está procurando.

Clique aqui para fazer o cadastro!

Confira abaixo o primeiro passo para que você monte sua banda.

Passo 1 – Monte sua banda com os melhores integrantes

Monte sua Banda

O primeiro passo para que você comece sua banda de sucesso é encontrar seus parceiros musicais. E onde procurar?

 Você ainda pode utilizar aquela técnica de fazer flyers de procura-se, mas a tecnologia hoje te ajuda de forma mais prática.

No Show de Bastidores você pode encontrar os melhores profissionais para sua banda, guitarristas, baixistas, bateristas, tecladistas, pianistas, violinistas, etc. Aqui você encontra diversos músicos e de diferentes níveis de experiência.

Acesse aqui e confira.

Mas lembre-se que técnica não é tudo, a coisa mais importante é a química entre os integrantes, vocês tem que se dar bem senão nem com o músico mais virtuoso a sua banda irá pra frente.

Faça uma lista de perguntas e acompanhe como cada músico responde. Se uma pessoa parece interessante, faça uma audição.

Dê a eles algumas músicas para aprender, para que você tenha músicas que ambos sejam capazes de tocar.

Basta se cadastrar no site com seus dados pessoais, tudo gratuitamente e ativar sua conta pelo e-mail. 

Descreva seu perfil e o que procura da forma mais detalhada possível, para assim encontrar os candidatos mais compatíveis com a sua futura banda de sucesso.

Com os parceiros certos, encontrar o som da banda será mais fácil do que você imagina.

Passo 2 – Forme sua banda e encontre o som certo para vocês

Monte sua Banda

Assim que tiver conhecido seus parceiros de banda, é a hora de decidirem que tipo de som vocês irão tocar.

Conversem sobre suas referências, sobre seus gostos, toquem juntos as suas músicas favoritas. E assim, vocês vão descobrindo qual som os agrada mais.

Depois chega a hora de escrever suas próprias músicas, mergulhe no processo de criação, vejam qual forma é mais produtiva para vocês. E lembre-se que qualidade é melhor que quantidade.

Quando já tiverem suas próprias músicas, devem gravar demos para poderem enviar para contratantes de show, assim eles poderão conhecer um pouco do som de vocês.

A fórmula do sucesso só acontece com muito esforço, com muito ensaio.

Passo 3 – Ensaie, ensaie e ensaie de novo

Monte sua Banda

Não tem jeito, o ditado é verdadeiro, a prática realmente leva a perfeição ou quase lá, e na música não é diferente. Para que você monte sua banda de sucesso é necessário ensaiar muito.

Ache um bom lugar para poder ensaiar com os seus parceiros, lembre-se de se preocupar com o barulho na vizinhança, você não quer a polícia batendo na sua porta.

Uma boa dica do produtor musical Dylan Roth é utilizar salas com isolamento acústico. Um isolamento acústico profissional sai por um preço salgado, mas tapetes e carpetes usados podem ser encontrados por preços mais acessíveis.

Outra dica é cada um gravar sua parte, para que quando alguém precisar faltar em algum ensaio, a parte dele estará gravada para um playback.

Isso ajuda muito no pior problema dos ensaios que é o conflito de agendas, conseguir que todo mundo se reúna. As gravações também permitem que cada integrante possa ensaiar sozinho em casa.

Se organizem antes e acertem quantos ensaios vocês terão por mês ou por semana, todos os integrantes têm que estar comprometido com isso.

É importante vocês decidirem quem será o líder da banda, o líder supervisiona toda a operação. Ele deve ter certeza de que cada membro está fazendo seu trabalho.

Portanto, o líder deve atuar como representante do grupo, é ele o responsável pela contratação e demissão de algum integrante.

Todas as músicas devem estar na ponta da língua ou dos dedos antes de vocês procurarem um local para tocar profissionalmente.

Confira também: Forme sua banda com os melhores músicos perto de você

Passo 4 – Hora de trabalhar! Mas onde acho um lugar para tocar?

Monte sua Banda

No próprio Show de Bastidores! Aqui no site na área de vagas, você encontra dezenas de oportunidades em várias regiões do país.

Pode ser uma vaga para tocar num barzinho em um fim de semana ou um trabalho fixo. Cadastre a sua banda e acha a vaga certa para vocês!

Divulgação faz parte do sucesso, redes sociais, site da banda, tocar para amigos, tudo isso é essencial. Confira a seguir como investir na divulgação de sua banda.

Passo 5 – Divulgue a sua banda

Monte sua Banda

Você pode contratar um gerente de relações públicas para cuidar da imagem da sua banda. Ele será responsável pela sua imagem, sua marca e qualquer mídia que sua banda precisar.

Eles agendam sessões de fotos, escrevem biografias e criam flyers.  Qualquer tipo de divulgação que sua banda precise será da responsabilidade dele.

Uma das coisas que vocês devem se importar é com o visual, o estilo de roupa que vocês querem utilizar nos shows, a imagem que vocês querem passar.

Lembre-se: vocês são artistas! Você está dando um show. As pessoas precisam ser capazes de entender qual é o seu estilo durante o show.

Outra coisa importante nesse campo de divulgação é vocês criarem seus perfis nas redes sociais e seu próprio site. No site coloque todas as informações principais da banda como:

  • Suas músicas
  • Fotos da banda
  • Arte dos álbuns
  • Uma bio da banda
  • Videoclipes ou vídeos de shows ao vivo
  • Links para suas redes sociais e para onde as pessoas podem comprar e encontrar suas músicas
  • Contato para te contratarem.

Monte sua banda e fale para os seus amigos dela, criem eventos para se apresentar. E principalmente não esqueça de cadastrar sua banda aqui no Show de Bastidores. Uma das principais plataformas para divulgar o seu trabalho.

Aqui também você encontrará diversas dicas e notícias para alavancar sua carreira. Não perca tempo, faça o seu cadastro agora.

Comente abaixo o que achou do texto, ainda restou alguma dúvida sobre como montar a sua banda?

Acompanhe novas dicas e novidades na nossa página do facebook.

Desculpe, para acessar este conteúdo você fazer fazer seu login.

Fazer login