Festivais de Música – oportunidade para mostrar talentos!

Festivais de Música: 8 e mais algumas Dicas Para Mandar Bem

Compartilhe este artigo :

Festivais de música são envolventes e fundamentais para promover uma carreira. Temos aqui dicas para se dar bem. Acompanhe!

Festivais de Música – oportunidade para mostrar talentos!
Festivais de Música – oportunidade para mostrar talentos!

Festivais de Música – oportunidade para mostrar talentos!

O concurso de música, para quem está iniciando a carreira artística ou mesmo para quem já está somando experiências, é certamente o caminho mais interessante para promoção do talento de tocar e cantar.

Em síntese, os festivais e competições musicais se propagaram no Brasil após a década de 60. Afinal, foi nesta época que a arte de cantar criou um novo formato, graças a iniciação de programas de TV com a finalidade de encontrar grandes talentos.

Além disso, um valor maior passou a ser dado para as artes, em especial para a música.

Veja que estávamos no ápice da liberdade artística. Cuja expressão em busca de oportunidades era explícita em canções, por exemplo.

Outro ponto marcante desta parte da história dos festivais de música, no entanto, era a ótima oportunidade para cantores iniciantes.

Aliás, uma tradição que se mantém até hoje conforme podemos ver, por exemplo, nos vários concursos de música 2020 já programados.

O primeiro entre os festivais de música do Brasil

O Golpe Militar de 64 desistiu o governo de Jango e trouxe consigo a reestruturação musical popular, tornando-a menos poética e mais instrutiva e crítica.

Conforme a história, foi no ano de 1965, graças a Excelsior – uma rede de TV famosa na época, que o Festival de Música, o primeiro na verdade criou forma.

A intérprete Elis Regina (1945-1982) saiu vitoriosa interpretando Arrastão, sendo os donos da composição nada menos que Edu Lobo, um dos maiores compositores do Brasil em conjunto com outro grande mestre na arte de compor Vinícius de Moraes (1913-1980).

A partir de então, uma leva espetacular de grupos musicais provenientes de festivais de música, cheios de ideologia foram surgindo. Como:

  • Bossaudade (com estilo brasileiro e hits mais antigos);
  • Jovem Guarda (Rock e liderados por Erasmo e Roberto);
  • Os Mutantes (com a tríade Caetano, Gilberto e Tom).

No entanto, concursos de música sempre eram oportunidades para outros artistas – mais críticos – como Chico Buarque de Hollanda, por exemplo, pudessem mostrar suas músicas com teor de protesto.

Entender todo esse processo e história sobre festivais de música é muito importante, ainda mais se você também está se programando para participar de um Festival de música autoral, por exemplo.

Afinal, apenas o tempo é diferente, embora hoje recursos tecnológicos e gêneros musicais sejam outros, a essência de um festival de música é ainda o mesmo dos anos 60, ou seja, revelar talentos!

Sendo assim, a partir de agora vamos nos dedicar em compartilhar uma lista com 8 dicas para você também se dar muito bem nos próximos concursos de música que estão para acontecer. Aproveite!

Dicas para mandar bem nos festivais de música

Concurso Musical 2020
Concurso Musical 2020

1 – Procure por concursos musicais

Seja sua vontade participar de um Festival de Música Autoral ou mesmo em qualquer Festival de Música no Brasil, o certo é que deverá buscar por oportunidades.

Veja bem, aqui no Brasil quem organiza basicamente esses eventos são órgãos públicos e muitos privados, ou seja, é tudo muito democrático.

Sendo assim, você pode começar sua busca em anúncios impressos e distribuídos pela cidade, até aqueles tradicionais anunciados em jornais.

Mas, é claro que também poderá recorrer ao meio mais dinâmico e produtivo que é a internet para assim encontrar o concurso perfeito e sob medida para você.

Saiba que no Brasil ocorrem centenas de festivais musicais anualmente, e a maioria promovem a música e o compositor com prêmios em dinheiro, troféus e o melhor de tudo com a projeção.

Só para 2020, por exemplo, estão previstos:

  • Festival internacional de composição
  • 10º festival da canção de Mogi das Cruzes
  • Música instrumental internacional
  • Festival internacional de composição…

E mais centenas de outras oportunidades únicas e regionalizadas para cantores, compositores, músicos e instrumentistas que desejam mostrar seu talento e dedicação aos quatro ventos.

Como dissemos, é através da internet que encontra as melhores oportunidades, pois as informações sobre os festivais de música é completa e encurta caminhos para a inscrição e preparação, por exemplo.

Inclusive, uma excelente oportunidade para você se inteirar com o universo da competição através de concursos de música no Brasil é recorrendo ao portal Show De Bastidores.

Acesse e confira o que vai rolar em 2020 na sua cidade ou próximo a você!

2 – Escolha sua melhor canção

Claro que há várias canções que poderão sair vencedores quando participar de um concurso, porém, existe uma, a mais especial, mais excêntrica e mais emocionante.

Indiferente da sua modalidade artística (intérprete, compositor, músico…) é fato que existe algo em cada música que lhe soa único e peculiar.

Sabe-se também que existe uma melodia que nos representa e de certa maneira, consegue retratar nossa essência.

Talvez seja essa a música ideal para participar de festivais de música, afinal terá muita segurança para apresenta-la em qualquer palco por onde passar.

Dentre todas suas composições, interpretações, arranjos etc., portanto, escolha a melhor e use então toda sua sabedoria artística para deixa-la pronta e assim garimpar o seu prêmio em concursos de música.

3 – Comece a se preparar

Um bom profissional é organizado, dedicado e um grande estrategista também.

Logo, se você quer participar de festivais de música, no Brasil ou mesmo no exterior, lembre-se, portanto que a preparação é 80% do caminho para o sucesso.

Definindo uma estratégia que inclui as duas primeiras dicas acima e a preparação sua chance de erro será mínima.

Afinal, como Péricles já dizia:

“O que eu temo não é a estratégia do inimigo, mas os nossos erros.”

Imediatamente conclui-se que:

  • Quanto melhor o plano que criamos, mais inofensivo será a estratégia do oponente…

Ou seja, quanto mais você estiver preparado… menores serão as chances de seus oponentes no concurso.

4 – Precisa de uma equipe? Então monte a melhor!

Vencer festivais de música é algo incrível e mérito, normalmente do trabalho em conjunto de pessoas, as quais se dispuseram e concentraram energias, além do talento individual de cada um.

Por melhor que você seja, sempre irá precisar do outro para trazer sua música ou arranjo a um patamar refinado e imensurável de qualidade.

Ou você acha que Photograph na voz de Ed Sheeran, As Quatro Estações de Vivaldi e também  Into The West, entre várias outras, se tornariam as músicas mais bonitas do mundo sem a soma de talentos.

Portanto, aumente suas chances de ir longe, ou melhor vencer a competição musical se dedicando para trazer pessoas certas, igualmente competentes para junto de si.

5 – Ensaio e mais ensaios…

Festival música dicas
Festival música dicas

Levar a sério e manter um ritmo de ensaios produtivos e consistentes é outra dica importante para colocar em prática se o que quer é VENCER UM CONCURSO DE MÚSICA.

Mas como fazer um ensaio produtivo?

Embora cada pessoa tem um jeito único de estudo e aprendizado, para a música, no entanto, algumas particularidades devem ser observadas para se dar bem em festivais de música. Por exemplo:

  • Escolher um bom local para ensaiar;
  • Caprichar na técnica vocal, caso deseje participar como intérprete;
  • Manter horários diários para repassar a música;
  • Fazer ensaios abertos para amigos e críticos (que também podem ser amigos hehe);
  • Fazer apresentações para familiares;
  • Gravar sua performance a pontuar melhorias;
  • Treinar na frente do espelho;
  • Buscar afinação permanentemente…

Coisas de profissionais dizem para se dar bem em competições musicais

Pesquisando, encontramos também essas 3 dicas bem específicas para quem quer cantar cada vez melhor. Veja:


6 – Cantar como se fosse uma orquestra

Rapidamente você pode praticar essa atividade pois consiste em avaliar os movimentos de sua mandíbula.

Escolha um Tom e cante as vogais (a; e; i; o; u) procure fazer isso sempre com a boca aberta alta, porém não ampla.

Cante todas as vogais sem fechar a boca em qualquer momento, apenas exercitando músculos e diafragma, aos poucos verá que o som será mais límpido e consistente.

7 – Use mais peso nas altas

Imaginação é o que rege esse exercício preparatório para apresentações em festivais de música.

Imagine-se, portanto, como um elevador, quanto mais pessoas, mais força é exigido. Assim como em uma música com notas altas e baixas.

8 – Aumente seu poder na hora de cantar

Evite a distorção musical, basta baixar levemente o queixo e músculos peitorais levemente flexionando-os quando desejar cantar com potência.

Porque inclinando o queixo, você economiza voz e consequentemente faz com que saia melhor.

Vá para frente do espelho, comece a cantar uma escala de “A” em uma frase qualquer, colocando o queixo para dentro mirando para o chão.

Evite sua cabeça subir quando chegar nas notas altas e assim tenha mais potência e volume.

Essas foram algumas dicas iniciais para você que deseja participar de festivais de música ou mesmo concurso de música autoral, no entanto, resta ainda saber o que fazer para se dar bem no dia apresentação.

Como se manter calmo durante sua apresentação

festivais 2020
festivais 2020

O grande dia chegou e voilà você está prestes a se apresentar.

A primeira importantíssima observação é verificar se está com seus documentos em dia e lembre-se de conferir a inscrição.

Chegar pelo menos uma hora antes de se apresentar ou conforme solicitado no regulamento também é essencial para garantir calma no momento de subir ao palco.

Aliás, temos um artigo com dicas específicas para enfrentar essa parte da sua apresentação. Aproveite para ler aqui!

Vai se apresentar com sua voz e ainda tocar um instrumento?

Embora, a voz bem colocada e a afinação, sejam recursos absurdos em qualidade e que equivalem a qualquer instrumento musical, no entanto, com um violão, guitarra, piano, teclado, ou qualquer outro elemento, a música fica ainda mais refinada e diferenciada.

Então, cuide para que esteja com a afinação impecável!

Além disso, temos mais algumas dicas para se dar bem em festivais de música e isso resumiremos no próximo bloco.

Quer se dar muito bem no dia da apresentação?

Pronto, você já conferiu sua inscrição, afinou seu instrumento e agora precisa se aquecer, pois faça isso trazendo para sua mente também paz e foco.

Uma pessoa focada, decidida e convicta que pode fazer o melhor, certamente se destaca em qualquer festival de música no Brasil.

Providencialmente podemos retomar aqui e postura, ética e decisão de um dos maiores nomes quando pensamos em festivais de música, Geraldo Vandré.

Ele é o autor da canção ícone do Brasil “Caminhando”. Inclusive, no Festival de 1968 ele foi proibido de ser mencionado como autor dessa música, com a qual encantou o público presente e todos os brasileiros.

Mas então, o que você pode fazer para alcançar tamanho destaque em um festival de música como Vandré e sua eterna canção que na verdade é o um divisor de águas na história da música brasileira.

Simples e objetivos podemos dizer que no momento de se apresentar em um concurso de música é fundamental:

  • Se alongar, aquecer a voz reservadamente e respirar conscientemente para se acalmar;
  • Manter a autoconfiança lá em cima promovendo insights no seu cérebro (fale a si coisas do tipo “eu posso” “eu consigo” “eu sei” e principalmente “eu mereço”;
  • Entrar no Tom correto (importantíssimo);
  • Olhar para sua plateia, porém, não para alguém específico, mas sim para todos ao mesmo tempo (aquela velha história do ponto de atenção).

Ah e o mais importante não esqueça de respirar corretamente!

No mais, CURTA E DEIXE ESSA EXPERIÊNCIA ENTRANHAR EM SEU CORPO, afinal, participar de festivais de música ou mesmo concurso musical é sempre uma oportunidade única na vida! Aproveite cada momento!

Concluímos então…

Por fim, temos que lhe dizer que, grandes personalidades da música começaram de algum lugar e nesse dia dúvidas também pairavam sobre suas cabeças.

Você é um mortal, porém, tem algo fabuloso que é o talento e a oportunidade de levar – para multidões – e sistematicamente palavras e melodias, graças a música.

Então dedique-se, ensaie e principalmente faça sua inscrição nos MELHORES FESTIVAIS DE MÚSICA QUE ESTÃO POR ACONTECER!

Neste artigo vimos muito sobre festivais de música, contamos um pouco da história dos festivais aqui do Brasil e ainda lhe demos dicas para se dar bem em um concurso de música. Você gostou?

Então, leve este artigo para sua rede social preferida e conte com o Show de Bastidores para garantir sua inscrição naquele concurso que está esperando você!

Desculpe, para acessar este conteúdo você fazer fazer seu login.

Fazer login