Concurso musical

Concurso musical: como funciona?

Compartilhe este artigo :

Se você canta ou toca muito bem, provavelmente já ouviu alguém dizer que deveria se inscrever em algum concurso musical. Mas será que vale a pena?

Todo mundo já viu algum programa de TV que promove concursos musicais.

Em sua maioria, esses concursos musicais acontecem para que haja o reconhecimento tanto dos músicos de uma determinada região, quanto do próprio programa de televisão.

Mas existem concursos que não são televisionados.

No Brasil, você encontra concurso musical para todos os gêneros.

Concurso de música independente

Muitas cidades brasileiras contam com músicos talentosos, mas infelizmente nem todos conseguem se apresentar em casas noturnas renomadas.

Para mudar esse triste quadro, músicos locais costumam criar festivais independentes, os chamados concursos de garagem, que agitam as comunidades que recebem essas apresentações.

Normalmente são festivais anuais, mas existem lugares que realizam concurso musical semestralmente.

Alguns conseguem premiar os participantes.

A arrecadação do dinheiro para esses prêmios acontece com a colaboração dos próprios músicos, que pagam uma taxa simbólica para participar. Ou ainda, através de ingressos populares, que são pagos pela galera que vai prestigiar as bandas.

Os concursos de música independente são muito legais e estão cada vez mais fortalecidos no cenário nacional.

Concurso gospel

O concurso gospel vem ganhando espaço no país, a fim de revelar novas vozes de peso que possam contribuir com os louvores dos fiéis.

Atualmente, o Brasil conta com uma vasta variedade de cantores e bandas gospel, com músicas que vão desde louvores mais tradicionais, até letras rimadas no RAP ou mesmo no FUNK.

Os concursos gospel também contam com premiações. Onde em sua maioria, prestigiam os artistas com a gravação de seus próprios discos.

Muitas igrejas possuem suas próprias gravadoras, o que facilita a realização desses projetos.

Existem outros tipos de concursos musicais por todo o Brasil, mas isso será tema para um próximo artigo.

Por ora, continue conosco aqui no Show de Bastidores, e receba todas as informações que precisa para estar sempre por dentro de tudo o que rola no mundo da música.