Concurso musical

Concurso musical: como funciona?

Compartilhe este artigo :

Concurso de música é a melhor oportunidade para quem tem talento, quer buscar seu lugar ao sol, mas não sabe por onde começar!

Concursos e festivais de música, certamente são portas para o mundo musical, pois, além de oportunidade para projeção, servem para o crescimento profissional do artista.

Com certeza, se você que está lendo este artigo costuma cantar ou tocar para sua família, amigos, vizinhos e até mesmo na quermesse do bairro, já deve ter ouvido a seguinte frase: “Porque você não se inscreve em um concurso?”.

Para quem fala, isso pode parecer algo simples, no entanto, não é bem assim.

Afinal, há muito coisa envolvida antes mesmo de fazer a inscrição em um concurso musical, não é mesmo?

E a primeira consideração a fazer é a seguinte:

Será que vale a pena se dedicar a um concurso de música?

Você já assistiu, certamente, há um programa de TV que promove competição de músicas, certo?

Em sua maioria, essas competições musicais acontecem para que haja o reconhecimento, tanto de músicos de uma determinada região, quanto do próprio programa de televisão, entretanto, há outros concursos musicais, os quais não são televisionados.

E é para estes, certamente, que sua atenção deverá ser direcionada. E sabe porquê?

Porque são muitos e acontecem em todos os cantos do Brasil, inclusive com muitos prêmios em dinheiro!

Afinal, o Brasil é o país do pluralismo cultural, com muitos gêneros e estilos musicais, ou seja, sempre haverá um festival de música ideal e sob medida para você 😊

Portanto, neste artigo a equipe de redação Show de BastidoreS, pesquisou e traz, durante o texto, informações sobre como funcionam concursos musicais. Leia com atenção!

Concurso de música – estilo independente

Concurso de música independente é algo intrínseco à cultural brasileira e que nos acompanha desde sempre.

Isso porque, na verdade, muitas cidades brasileiras contam com músicos e vocalistas talentosos, mas infelizmente nem todos conseguem se apresentar, por exemplo, em casas noturnas renomadas.

Portanto, para mudar esse triste quadro, músicos locais costumam criar festivais independentes, os quais são também chamados de concursos de garagem.

Sem dúvidas, essas competições agitam comunidades que diplomaticamente recebem essas apresentações, muitas vezes sem muita ornamentação.

Normalmente esses eventos são anuais, no entanto, existem lugares que realizam concursos de música semestralmente.

Em síntese, algumas competições oferecem bons prêmios em dinheiro, outras nem tanto e ainda tem aquelas que não premiam e o que vale mesmo é a participação e naturalmente mostrar o talento do artista.

Basicamente, a arrecadação do dinheiro para esses prêmios acontece com a colaboração dos próprios músicos, que pagam uma taxa simbólica para participar.

Há ainda a opção de arrecadar verba para premiar os participantes, através de ingressos populares, que são pagos pela galera que vai prestigiar as bandas e os artistas.

Enfim, concursos de música independente são muito legais e estão cada vez mais fortalecidos no cenário nacional.

Quem sabe não é essa uma ótima oportunidade para mostrar seu talento!!

Concurso de música gospel

concurso musical de música gospel vem ganhando espaço no país, e tem a finalidade de revelar novas vozes de peso que possam contribuir com os louvores dos fiéis.

Atualmente, o Brasil conta com uma vasta variedade de cantores e bandas gospel. Esses artistas oferecem ao seu público, músicas que vão desde louvores mais tradicionais, até letras rimadas no RAP ou mesmo no FUNK.

Concursos de músicas gospel também contam com premiações. Onde em sua maioria, prestigiam os artistas com a gravação de seus próprios discos.

Muitas igrejas, portanto, possuem suas próprias gravadoras, o que facilita a realização desses projetos.

Concurso de música sertaneja

Competição de música sertaneja é um concurso musical extremamente popular aqui no Brasil, afinal, todos temos um pouquinho da música raiz ou caipira como é chamada em algumas regiões do país.

Há ainda o sertanejo universitário, cuja modalidade é amada por brasileiros de Norte a Sul.

De fato, podemos arriscar dizer que é essa a modalidade que mais atrai jovens artistas com perfil romântico moderno, por exemplo.

Em síntese, são vários festivais de música sertaneja anualmente, e praticamente todos oferecem prêmios em dinheiro, além de mágica oportunidade de formar uma breve, porém, marcante parceira com algum artista famoso.

Ou seja, é possível estar entre os prêmios uma apresentação em palco, ou mesmo aproveitar uma deixa para gravar determinada música com o artista que apadrinha o evento, por exemplo.

Outros concursos musicais mais seletos

Estamos em um país de diversidades culturais e nada mais democrático que proporcionar diferentes competições musicais.

Ou seja, além de estilos tradicionais como:

  • Sertanejo;
  • Gospel;
  • MPB;
  • Rock;
  • Samba;
  • ..

Outras modalidades, por exemplo, concurso de música erudita, também existem.

No entanto, a música erudita, também chamada de música clássica é algo bastante elaborado, portanto, é também muito mais contextualizada do que outros gêneros musicais.

Em síntese, é um tipo de música ligada a própria história da humanidade e que engloba um mix de instrumentos e vozes.

Temos que mencionar ainda os concursos musicais que valorizam a interpretação vocal exatamente.

Sem dúvida, são oportunidades únicas e que jamais devem ser dispensadas para quem deseja se projetar no universo dos festivais musicais, por exemplo.

Essas foram algumas infromações sobre concurso de música que ocorrem aqui no Brasil, entretanto, temos ainda a obrigação de ajudar com algumas dicas para se preparar e mandar bem nesses festivais, certo?

Portanto, no próximo bloco confira uma série de dicas para começar sua busca por concursos no Brasil, leia!

 Quer se dar bem no concurso de música?

Pois então prepare-se! Isso mesmo, lembre-se que talento é fundamental, mas, a preparação é primordial para dar conta do recado.

Assim sendo, o que tem a fazer é começar buscando por oportunidades de competições musicais de acordo com seu perfil.

Para isso estamos aqui, afinal o Show de BastidoreS é um portal que valoriza o artista e, portanto, trabalha para ENCURTAR CAMINHOS até as oportunidades.

Além disso, certamente vai precisar:

  • Escolher um bom repertório;
  • Manter ensaios sérios e continuamente;
  • Considerar a qualidade do seu equipamento;
  • Caprichar nas aulas de técnica vocal;
  • Fazer audições;
  • Juntar uma grana para as despesas;
  • Cuidar da saúde;
  • Conferir todos os conteúdos e dicas do Show de BastidoreS…

E principalmente FAZER SUA INSCRIÇÃO NO CONCURSO DE MÚSICA ideal para seu perfil.

Aliás, o que acha de se inscrever agora no portal e continuar a receber, além de dicas, novidades sobre concurso de música para então iniciar sua trajetória como artista?

Por fim, desejemos fortemente que NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS, lute, estude e busque, pois é para isso que existimos 😉Vá… conquiste seu público!!!

Por ora, continue conosco aqui no Show de Bastidores, e receba todas as informações que precisa para estar sempre por dentro de tudo o que rola no mundo da música.

E, lembre-se de compartilhar este post com seus amigos que também querem participar de concursos musicais, porém, não sabem como começar!

Para continuar lendo seus conteúdos favoritos em nosso blog, por favor faça seu login.

Fazer login