Música na escola
A introdução da música no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes se mostra muito importante. Através das melodias é possível promover interação por meio dos sentidos. As letras auxiliam tanto no ensino da língua portuguesa, quanto no de línguas estrangeiras. O raciocínio matemático pode ser desenvolvido através de cifras e partituras.
Através da música é possível complementar o ensino das matérias comuns e também despertar o interesse pela arte. A música na escola é um poderoso instrumento de desenvolvimento humano e acadêmico. Aulas de música promovem mais interação e cooperação dos alunos entre si e também com os professores.
Maior interação e engajamento dos alunos
A música estimula os alunos a interagirem entre si e também com os professores. Ajuda com o conceito de parceria e melhora a forma como as crianças lidam com um trabalho em conjunto. Através da formação de corais ou bandas as aulas contribuem para a assimilação da ideia de sincronia, entre outras.
Pesquisas recentes mostram que a música melhora aspectos como:
. Leitura
. Compreensão de textos
. Raciocínio lógico-matemático
Os estudos mostram que a música garante um ganho na aptidão escolar, principalmente em português e matemática, que muitas vezes revelam-se grandes vilões no curso da vida escolar dos alunos. Os desempenhos podem chegar a ser 25 por cento melhores entre alunos que têm contato com a música!
Habilidades
As aulas de música em que os alunos são colocados em contato com diversos instrumentos musicais estimulam novas habilidades. Através do aprendizado instrumental as crianças desenvolvem sua coordenação motora, sua concentração e sua capacidade de memorização.
Expressão
A música é excelente ferramenta para melhorar a autoestima dos jovens e estimular diferentes formas de expressão. É uma excelente aliada na adolescência, quando os jovens passam por momentos de dúvida e ansiedade. Ela também torna o ser humano mais criativo.
Diversão e desenvolvimento
Aulas de música na pré-escola são divertidas e não seguem um modelo tradicional de ensino, o que atrai a atenção dos pequenos por ensinar de forma lúdica. Já entre os mais velhos, apesar de a tendência ser de aulas mais sérias, ainda assim percebe-se um interesse maior dos alunos.
Em matérias comuns do currículo escolar, diversos professores se destacam na profissão por usarem a música como auxiliadora no processo de ensino. Através de composições, normalmente paródias, que usam a melodia de sucessos consagrados, o professor faz com que a turma tenha momentos de descontração, além de fixar muito mais rápido um conteúdo passado. Entre os alunos que estão em ano de vestibular, isso já virou quase regra, está comprovado que traz resultados fantásticos, principalmente por reduzir o estresse, que assola a todos nessa fase escolar.
Cultura
A música sempre foi e sempre será um dos principais elementos da cultura de um povo, e a escola como meio de educação no sentido instrutivo, não pode negligenciar isso de forma alguma. Houve um tempo “negro” em que a música foi abolida do currículo escolar, mas em 2008 tivemos uma nova lei que voltava a obrigar o ensino de música na escola, nos ensinos fundamental e médio.
A lei 11.769 de 18 de agosto de 2008 veio modificar uma lei que desde 1996, não previa o ensino de música na escola. Porém, a obrigatoriedade não é da música como matéria exclusiva, mas como uma linguagem a ser utilizada concomitantemente no ensino de outras disciplinas.
A Música Popular Brasileira (MPB), principalmente, dentre outros estilos, reflete contextos históricos contemporâneos e insere os alunos nas diversas culturas regionais do País. O estudo da MPB é uma excelente ferramenta para aulas de história, interpretação de textos e literatura. E aqui peço licença para falar dos meus tempos escolares. No colégio em que cursei o ensino médio, tínhamos uma apostila chamada “Perfis Femininos da Música Popular Brasileira”. Lembro o quanto as aulas de português em que utilizávamos este material foram proveitosas e agradáveis.
Projeto Música Nas Escolas de Barra Mansa
Este projeto nasceu em 2003 em Barra Mansa – RJ. O prefeito do município promoveu um planejamento básico de revitalização da banda marcial e aquisição de um conjunto de instrumentos, dando início à implantação de aulas de iniciação musical nas escolas municipais. Empresas privadas começaram a apoiar o projeto em 2007. As conquistas foram várias.
O projeto hoje conta com os seguintes grupos, entre outros:
. Orquestra Sinfônica
. Banda Sinfônica Infanto-Juvenil
. Drum Latas
Você pode acessar a agenda dos grupos do Projeto no site oficial: musicanasescolas.com
Clique aqui para conhecer mais sobre o Projeto Musica nas escolas de Barra Mansa.
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